quarta série para sempre

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

slides

Atividade 6

Acredito que os slides poderiam ser utilizados na sala para trabalhar histórias em quadrinhos.
Produções de textos, Apresentações de trabalhos, palestras. Dentro das possíbilidades de cada escola, utilizar o multimidia para apresentação do conteúdos.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Atividade 5

Há muito tempo vem se discutindo novos desafios na prática pedagógica, envolvendo recursos tecnológicos e o papel do professor dentro da escola. Nesse sentido o professor sempre está em busca de novas informações e práticas, e, é através da tecnologia que são possíveis, inovando e facilitando a aprendizagem. Podemos dizer que informação e conhecimento do professor nesse aspecto ainda é deficiente. Por isso deveria ser oferecida uma formação continuada ao professor que seja adequada a sua realidade.
Nessa interação e integração entre aluno é estabelecido um novo olhar para educação e cidadania, favorecendo assim novas perspectivas para o desenvolvimento do aluno como cidadão que utiliza recursos tecnológicos

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Atividade 1 - texto de Conclusão


No Curso de Tecnologia no cotidiano: desafios a inclusão digital trabalhamos sobre a importância da reflexão sobre as tecnologias e suas possibilidades de mudança em nossa vida pessoal e profissional construindo novos saberes com tecnologia aprendendo assim a lidar com a diversidade e a rapidez de informações, com inúmeras possibilidades para encontrar propostas novas.
O primeiro passo foi conhecer o computador, ligar, saber como funciona o sistema operacional sendo ele o elo de ligação entre a máquina e o homem. Também aprendemos quando foi construído o primeiro computador e que possuía 19.000 válvulas, existindo hoje diferentes sistemas operacionais do mercado.
O desenvolvimento do Linux teve como principal objectivo a adequação do ambiente computacional às necessidades educacionais.
A tela do Linux nos foi apresentada de forma clara, executando actividades de como usar o mouse, digitando um texto direccionado, sobre a mudança de nosso comportamento em nossa vida pessoal e profissional iniciando assim o uso do editor de texto BrOffice.org Writer, refletindo sobre a escrita, géneros textuais e o computador.
A digitação dos textos a nos ajudaram a entender melhor as etapas como : planejar reorganizar os textos sendo isso fundamental para que possa ser publicado.
Aprendemos como armazenar uma pasta ou um conjunto de pastas com os documentos guardados dentro dos arquivos. Desligando o computador concluímos como é importante as tecnologias em nossas vidas. Alguns questionamentos sobre o assunto.
Na segunda parte Iniciamos a navegação na internet entendo que ela funciona como um oceano pelo qual a informação contida em texto, som e imagem pode ser navegada, ou melhor, acessada em qualquer computador conectado a essa rede. É por essa razão que dizemos que navegamos na Internet. Podemos acessar qualquer homepage usando a barra de menu, barra de ferramentas e barra de endereços, a localização de alguns textos. Os vermes em nosso computador. Como encontrar informações nessa montanha de dados. Percebemos que o Google é um site de busca bem avançado. Nos cadastramos do gmail, editamos textos no gmail, criamos blogs, características dos blogs, postagem e a questão de interatividade dos blogs.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Atividade 2 - Mãezona???




Mãezona????? É isso mesmo fui chamada inúmeras vezes de mãezona, mole, monte, ou seja, talvez mal interpretada por achar que é imprescindível ser afetuosa com os alunos. Meu Deussssss!!! Que alívio depois que li o texto "A afetividade e a auto-estima na relação pedagógica " se deixarmos o afeto, o carinho, a ternura de lado nunca conseguiremos atingir nossos objetivos. Trabalhar somente o conhecimento específico, jamais será o suficiente para que os alunos se tornem adultos emocionalmente equilibrados... E quem além dos educadores e os pais em parceria podem fazer com que isso aconteça efetivamente? Certamente se nós educadores e pais trabalharmos o lado emocional, e desenvolver a valorização da auto-estima, aí sim teremos futuramente pessoas: carinhosas, alegres, tranqüilas e confiantes em suas escolhas, , sejam elas profissionais, , sociais e emocionais.
É muito fácil criar um vínculo afetivo alunos-professor numa situação de ensino-aprendizagem, principalmente nas séries iniciais, pois o professor permanece mais tempo na sala de aula.